Os serviços de armazenamento em núvem se popularizaram na velocidade da internet. A facilidade de armazenar seus arquivos em disco virtual atraiu uma gama de usuários que já não tinham mais onde guardar tantas coisas. Neste cenário surgem serviços como o Mega, sucessor do Megaupload, que ganhou até app.
O serviço que precedeu o Mega foi derrubado por ordens judiciais, o que deixa com o pé atrás os usuários de seu sucessor. Entretanto, este levanta a bandeira da criptografia, alegando que mesmo que quisessem, não poderia descriptografar seus arquivos armazenados. Uma boa pra quem procura privacidade e segurança para aqueles documentos com informações sensíveis que você não quer deixar no seu computador.
Logo de cara, 50 gb "de grátis"
Sim, 50 gb! Uma das coisas que mais chamam a atenção de quem utiliza o serviço é o espaço disponível. Nada mais nada menos que 50.000 Megabytes só pra você, o que é uma grande vantagem competitiva contra seus principais concorrentes, como Dropbox e Google Drive, que oferecem apenas 2gb e 15gb, respectivamente.
Primeiras impressões
Ao fazer login ou criar a conta (pode ser feita dentro do app e não demora nem 30 segundos), ele pergunta se deseja ativar o upload da câmera. Após confirmar ou negar, ele exibe a sua lista de arquivos.
No canto superior direito, você pode acessar as opções padrões, como enviar arquivos, criar pastas, alterar visualizações, etc No canto esquerdo, você tem as opções de ativar o upload da câmera, ver arquivos salvos offline, lixeira, itens compartilhados, etc. Todas essas opções não são novidades pra ninguém, afinal existem na maioria dos cloud storages.
Segurança, segurança, segurança
Quem acompanhou o lançamento de Mega sabe que eles veementemente levantam a bandeira da segurança e criptografia. Mas de nada adiantaria ter arquivos criptografados na nuvem se seu irmãozinho sapeca pegar o seu aparelho e ver tudo que você tem não é mesmo? Pra essas (e outras) ocasiões, há o bloqueio por senha embutido. Também não é novidade, visto que este bloqueio também existe no Dropbox e você poderia fazê-lo manualmente com um aplicativo apropriado.
Leve como uma pena
O app é realmente bem leve. Não chega a ocupar 20 MB da sua memória interna e utiliza muito pouco cache e roda sem maiores sofrências. O consumo de rede também é baixo e se resume a busca por atualizações e download/upload de arquivos quando você solicita, Uma mão na roda pra salvar seu plano de dados (a menos que você tenha ativado o upload da câmera via plano de dados).
Um app Mega útil :P
O Mega se mostra extremamente eficaz em sua finalidade, pois supre a necessidade de quem precisa armazenar arquivos pesados na núvem (50 gb... é pouco ou quer mais?), além de ser muito leve e utilizar poucos recursos do aparelho.
Entretanto, apesar de ser um bom app, não traz nada de novo com relação a seus concorrentes, tendo basicamente as mesmas funções, com um layout mais bonitinho. Mas pra quem gosta de versatilidade
e facilidade na hora de armazenar na núvem, aí está uma boa opção :)
---
Prós
Muito leve
Belo design
Grande espaço de armazenamento gratuito
Contras
Nada muito diferente dos concorrentes
Entusiasta no mundo mobile, formado em TI e curioso por natureza, Pedro Antônio é o criador do Appcheckup e do Nível Crítico, blog crítico de diversos assuntos.
Não é muito fã de Apple (não faça essa cara), de vez em quando brinca com Windows Phone, mas tem maior interação com o robozinho verde.
Tem experiência em desenvolvimento web, design e criação, agora se aventurando no mundo dos blogs.
#AoInfinitoeAlem =D