Você conhece o Tor? Não, eu não estou falando do herói com pinta de playboy que segura um super martelo, mas do projeto de anonimato online mais popular do mundo, onde o mesmo te coloca num túnel criptografado com diversos pontos, fazendo com que você não seja mais você na web. Pois bem, o projeto Tor tem um cliente para Android, chamado Orbot, que conecta seu aparelho a rede anônima, alterando seu endereço IP e fazendo você passar por qualquer bloqueio de rede (Firewalls, Proxy's, etc).
O software para desktops já é consagrado por ativistas, jornalistas, hackers/crackers, internautas da Deep Web (internet oculta apenas acessível pela rede Tor) e qualquer um que precise ocultar a sua identidade online. Mas será que ele é tão satisfatório assim no mobile? É o que vamos ver agora
Me esconda!
A grande sacada por trás do Tor e do Orbot é a privacidade. Seu endereço IP estará oculto, e você não será visível online. Se você quer desfrutar dos benefícios de ser invisível e burlar qualquer tipo de bloqueio, vá até a Play Store e baixe nosso amiguinho. Ao abri-lo, você verá a tela inicial.
|
Tela inicial do Orbot |
Para se conectar a rede, basta clicar e segurar o grande círculo abaixo do robozinho. Aguardo o carregamento e pronto! Você está conectado em um túnel criptografado por diversos computadores aleatórios ao redor do mundo! Incrível, não?
|
Conectado! |
Vamos ver se funciona
Agora, vamos colocar esse anonimato a prova. Para acessarmos a internet através do Orbot, clique na opção "Verificar navegador". Ele apresentará uma caixa de opções perguntando se você quer baixar o "Orweb', navegador desenvolvido para navegar com o Orbot. Neste caso, faremos o download do browser e o utilizaremos (você pode utilizar o Orbot em qualquer aplicativo que quiser, mas ele necessitará oferecer suporte a alteração das configurações de proxy ou seu aparelho deverá ter Root, para que o Orbot faça isso por você)
Depois do download do Orweb, selecionaremos a opção para abrir com ele.
Seremos redirecionados ao site
http://check.torproject.org, que é o site que detecta se estamos da rede Tor ou não. Veja o resultado
|
Anônimo! Uhuuu |
Repare no endereço IP que foi atribuido a nossa conexão. Pra onde será que eles nos jogou? Vamos colocar este endereço em um Whois para analisarmos quem somos agora. Veja só
|
Somos americanos agora |
Isso mesmo, agora somos americanos! Ele nos atribuiu um endereço IP de um computador de alguém que também usa a rede Tor nos Estados Unidos, cliente do provedor Calyx Institute. Vamos brincar mais um pouquinho. Acesse o Google e note uma pequena diferença:
|
Ué, mas eu sou do Brasil... |
Notou? Pois é, ele não te reconhece mais como um brasileiro, por isso, altera o idioma da página.
Como percebe-se, você está com identidade camuflada na web. Agora você pode navegar anonimamente e burlar os bloqueios da faculdade e/ou do trabalho (Ah, se o seu chefe souber disso...)
Fuçando nas configurações
Até aqui vimos que o Orbot é capaz de ocultar qualquer um online. Entretanto, você vai notar que ele oferece ainda mais opções. Na tela inicial por exemplo, as opções "Apps" e "Bridges" dão a opção de interceptar todo o tráfego do telefone para que ele funcione com a rede Tor e conectar a uma ponte caso o seu provedor esteja bloqueando a rede Tor - respectivamente (se você estiver na China, a última opção é uma boa...)
Você pode também fornecer acesso Root ao Orbot (caso seu dispositivo seja rooteado), fazer ele inciar com o telefone, hospedar uma página da Deep Web ou se tornar um relay da rede Tor e fazer parte do projeto.
|
Configurações do Orbot |
Lembrando que na maioria das vezes, você não vai precisar mexer nas configurações para usá-lo, mas caso queira estender as funcionalidades da ferramenta, vai ser de grande valia pra você (se souber o que está fazendo, claro)
Ótima via de privacidade
O Orbot é uma excelente alternativa pra quem gosta de privacidade. O app é muito simples de utilizar, exigindo maior destreza apenas nas configurações de proxy transparente, relays, etc. Antes de utilizá-lo, você deve saber que você não vai ter a mesma experiência de navegação do Chrome, Firefox e afins, uma vez que não é um app para simples navegação, mas para fins de privacidade. Ou seja, ao utilizá-lo você notará algumas excentricidades, como lentidão (devido as diversas conexões que ele faz para conectar você à página), comportamento anormal de certas páginas de internet (O Orweb desativa o javascript, por questões de segurança, e as páginas que o utilizam passam a se comportar de maneira diferente), e páginas de erro (tente pesquisar no Google e veja o que aparece...)
Apesar de tudo, o app é fiel a sua proposta e cumpre no mobile o que já cumpre de maneira consagrada no desktop, sendo uma das melhores opções de privacidade existentes. Se é isso que você procura, Orbot é uma boa ;)
Prós
Altera o endereço IP de tempos em tempos
Útil para entusiastas em privacidade
Boa interface e desempenho razoável
Contras
Navegação mais lenta que o normal
Certas opções só funcionam com Root
Entusiasta no mundo mobile, formado em TI e curioso por natureza, Pedro Antônio é o criador do Appcheckup e do Nível Crítico, blog crítico de diversos assuntos.
Não é muito fã de Apple (não faça essa cara), de vez em quando brinca com Windows Phone, mas tem maior interação com o robozinho verde.
Tem experiência em desenvolvimento web, design e criação, agora se aventurando no mundo dos blogs.
#AoInfinitoeAlem =D