Você provavelmente já ouviu falar no famigerado jogo pixelizado, onde você constroi tudo a partir do nada, coletando materiais, enfrentando animais e mostrengos, onde você pode construir o que quiser. Pois bem, caros leitores, se você se familiarizou com essa descrição, é sinal de que você conhece o consagrado Minecraft, jogo de mundo aberto onde tudo é construido por blocos. Pois saiba existem vários (vários mesmo) similares por aí tentando fazer um pouco do que faz o game recentemente adquirido pela Microsoft. Dentre eles, está o WorldCraft 2 (antigo Planet of Cubes), game muito similar ao original, que tem suas nuances e imperfeições que dissecaremos a seguir.
Minecraft... Só que não
A primeira vista, o jogo realmente lembra o poderoso Minecraft. Num primeiro momento, as comparações com o original são inevitáveis e, em certos momentos, até acredita-se que não há diferença
|
Tela inicial do WorldCraft 2 |
Você pode escolher entre os modos Survival (onde você tenta sobreviver, coletar recursos, caçar e lutar) ou Creative (onde ninguém vai te matar e você tem todos os elementos do jogo a sua disposição para construir) como no original, além de poder jogar online contra qualquer pessoa do universo,.
Iniciando o jogo, você se sente no mundo Minecraft, tendo infinitas opções a sua frente. Os objetivos são basicamente os mesmos do original, ou seja, sobreviver no Survival e criar no Creative (daaahh)
|
E não é que lembra o Minecraft? |
O Game conta com uma paleta inferior, onde constarão todos os itens que você coletar ou construir. Para isso, basta conseguir os elementos necessários e selecionar a opção, não sendo necessário agrupar as matérias-primas para obter o item esperado, como no original.
Uma função interessante está na parte de cima da tela. O WordCraft 2 em sua versão mais recente trás as coordenadas de onde você está, recurso extremamente útil num jogo de mundo aberto, onde perder o caminho de casa é incrivelmente fácil.
E por falar em casa...
Quem nunca construiu uma casa no Minecraft? Durante os testes com WorldCraft fiz questão de contruir uma. Mas como não tinha tantos recursos e os zumbis (sim, eles também estão em WorldCraft) não estavam dando trégua, fiz uma de terra mesmo, com janelas de vidro e com tochas em no teto e nos arredores.
|
Não ficou tão ruim assim, vai? |
Por dentro, usei vidro também no teto, para que pudesse observar as estrelas a noite e ver se zumbis estavam subindo no teto (sim, isso acontece)
|
Quem não tem teto de vidro, que atire a primeira pedra |
Creative Mode
Se no modo Survival construi um humilde cafofo, o modo Creative possibilita que você faça peripécias ainda maiores, uma vez que é aqui que você de fato cria algo. E desta vez, usando todos os elementos disponíveis no jogo, sem precisar matar ou se arriscar para isso, assim como em Minecraft. Para fins de testes, construí um letreiro com o nome do blog com ferro e ouro.
|
Letreiro do AppCheckup feito com ferro e ouro |
Após a finalização desta verdadeira obra de arte, fiz upload deste mundo no game com o nome de "AppCheckup World", com a senha "appcheckup". Você pode entrar e editá-lo quando quiser.
Então eu posso trocar MineCraft por WorldCraft 2?
Apesar de terem muita semelhança entre si, os dois games tem suas peculiaridades, onde em alguns pontos, o WC2 sai perdendo. Por exemplo, a gama de animais e o que se pode-se fazer com eles é maior em MineCraft (não é possível domesticar um cavalo no WorldCraft 2, por exemplo). Podemos citar também a ausência dos trilhos, recurso de locomoção muito interessante e que faz falta no game. Sem contar os mods, responsáveis por dar novas funcionalidades ao jogo original. Pode esquece-los no WorldCraft. A função Online Multiplayer se mostrou um pouco lenta em determinados momentos (claro que isso estará sujeito a velocidade da sua conexão e ao número de pessoas conectadas) e pouco versátil quando se quer conversar com outro jogador, uma vez que não é possível direcionar uma mensagem a alguém em específico.
Entretanto, o game se mostra uma ótima alteranativa a proposta original e proporciona horas de diversão no mundo dos blocos, assim como em Minecraft. Mas é inegável que a criatura não superou o criador e o WC2 ainda tem que comer muito arroz com feijão pra desbancar o poderoso Minecraft.
Um prato cheio pra que gosta de alternativas
WorldCraft 2 não possui todos os dotes de Minecraft, mas sua jogabilidade é muito próxima, sendo capaz de proporcionar ao jogador a sensação de estar jogando o game da Microsoft. Como citado acima, há questões em que o WC2 precisa evoluir pra chegar ao pés daquele que o inspirou, mas pode-se perceber que ele está no caminho certo.
E você, tem WorldCraft 2 instalado? Já construiu sua casinha com teto de vidro? Conta pra gente nos comentários ;)
Prós
Boa jogbilidade
Muito parecido com Minecraft
Contras
Anúncios
Chat um pouco fraco
Menos recursos do que Minecraft
Entusiasta no mundo mobile, formado em TI e curioso por natureza, Pedro Antônio é o criador do Appcheckup e do Nível Crítico, blog crítico de diversos assuntos.
Não é muito fã de Apple (não faça essa cara), de vez em quando brinca com Windows Phone, mas tem maior interação com o robozinho verde.
Tem experiência em desenvolvimento web, design e criação, agora se aventurando no mundo dos blogs.
#AoInfinitoeAlem =D